1 - Acervo, patrimônio e memória: Vitória da Conquista e Região
Objetivo: identificar e mapear fontes documentais, de natureza diversificada, que sirvam de base para o desenvolvimento de pesquisas e estudos historiográficos, em diferentes dimensões espaciais e temporais, capazes de preservar e resguardar aspectos relevantes da história local e regional.
Pesquisadores: Profa. Dra. Cleide de Lima Chaves; Prof. Dr. Belarmino de Jesus Souza; Prof. Dra. Avanete Pereira Sousa
2 - Administração da concórdia: cultura e política na América portuguesa (séculos XVI-XVIII)
Objetivo: demonstrar os princípios retórico-políticos-teológicos que nortearam a propaganda imperial portuguesa no contexto ultramarino da América. Mostrar que o seu sentido fundamental está em produzir a concórdia no interior do corpo místico, segundo uma hierarquia particular em que cabe aos notáveis papéis importantes como instrumentos da autoridade real.
Pesquisador: Prof. Dr. Humberto José Fonseca
3 - Poder, Inquisição e sociedade na Bahia colonial: elaboração de textos, transcrição de manuscritos e guias de fontes e bibliografia
Descrição: fazer um levantamento das fontes documentais relacionadas ao tribunal da Inquisição de Lisboa e seus agentes na Bahia, disponíveis em arquivos, bibliotecas, institutos e laboratórios no Brasil e em Portugal, a fim de construir instrumentos de pesquisa que possam facilitar o acesso, a tais fontes, a especialistas e graduandos que tenham interesse em aprofundar nas investigações inquisitoriais.
Pesquisadora: Profa. Dra. Grayce Mayre Bonfim Souza
4- História da assistência à saúde na Bahia: a Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista (1915-1950)
Objetivo: investigar a fundação e o funcionamento da Santa Casa de Misericórdia, entre as décadas de 1910 e 1950, enquanto principal instituição de assistência à saúde na região no período citado.
Pesquisadora: Profa. Dra. Cleide de Lima Chaves
5 - Poder local e atividades econômicas: as capitanias da Bahia e de Minas Gerais no século XVIII
Objetivo: análise das capitanias da Bahia e de Minas Gerais no século XVIII, buscando estabelecer relações entre o poder político local, expresso nas câmaras municipais das principais vilas e cidades das referidas capitanias, e a organização/controle das atividades econômicas.
Pesquisadora: Profa. Dra. Avanete Pereira Sousa
6 - Poder local e justiça colonial: a ordem jurídica na Bahia e Pernambuco (1626 a 1652)
Objetivo: levantamento de fontes documentais com o sentido de avaliar o comportamento das elites da Bahia e Pernambuco, durante o período em que a justiça no Brasil era aplicada sem a instância recursal do Tribunal da relação da Bahia.
Pesquisador: Prof. Dr. Roque Felipe de Oliveira Filho